segunda-feira, 29 de setembro de 2008

TOMÁS VIEGAS - TREINADOR DOS SONÂMBULOS

O treinador da equipa dos Sonambulos Tomás Viegas completa assim o conjunto de entrevistas aos 5 treinadores Algarvios que vão disputar na época de 2008/2009 os Campeonatos Nacionais.
A entrevista foi efectuada no dia da Final da Supertaça e queria agradecer ao Tomás a sua pronta disponibilidade e simpatia.
ACDC- Os Sonâmbulos organizaram um grande Torneio com excelentes equipas há excepção dos Ingleses que não venceram nenhum jogo. A participação dos Sonâmbulos foi também ela positiva, fazendo bons jogos, lembro-me do jogo com o Belenenses em que os Sonâmbulos fizeram uma grande 1ª. Parte. Os Sonâmbulos já estão no caminho da melhor forma? A equipa é um pouco diferente da época passada quais as expectativas para esta época?

TOMÁS VIEGAS- Eu espero principalmente contrariar aquilo que já vou ouvindo que os Sonâmbulos este ano vão ser uma decepção, talvez porque não nos reforçámos com grandes nomes. Mas os grandes nomes nem sempre fazem tudo. Mais vale um grupo forte e que traga um bom balneário. Eu penso e pelos anos que já temos de experiência no nacional eu espero sinceramente fazer um campeonato tranquilo, não com objectivos mais elevados porque isso carece de outro investimento, mas estou convencido que vou fazer um campeonato tranquilo.

ACDC- Os Sonâmbulos são das equipas Algarvias que mais apostam na formação, no ano passado foram campeões de juniores, fazendo um campeonato extraordinário, bem como na Taça Nacional que foram eliminados da final por apenas 1 golo.
Nesta equipa aparecem ex-juniores, o projecto dos Sonâmbulos passa por ai, apostar nestes jovens que vêm da formação?


TOMÁS- Exactamente, é por isso que nós fazemos formação, porque dizer que se tem formação e não apostar nos miúdos é errado. É lógico que lhes falta alguma experiência, mas a sua integração com os mais velhos é uma forte ajuda. Pelo menos um miúdo que joga na formação dos Sonâmbulos sabe que tem grandes possibilidades de jogar na equipa sénior. E apostando em jogadores da formação os custos não são tão elevados, porque ir buscar jogadores de fora é muito caro.

ACDC- Das 3 equipas Algarvias que estão na 3ª. Divisão os Sonâmbulos são a equipa mais experiente, gostava de ouvir do Tomás uma breve avaliação da equipa do Sapalense e do Louletano.

TOMÁS- É muito bom já sermos 3, quantas mais equipas do Algarve melhor.
O Sapalense foi Campeão Distrital, está a fazer uma boa pré-época, é uma equipa que se bate muito bem, têm uma boa equipa, têm garra e espero sinceramente que façam um bom campeonato.
Em relação ao Louletano, é uma aposta muito forte e não há duvida que em termos de valores individuais o Louletano é uma equipa quase que obrigada a subir de divisão, mas atenção muitos jogadores de renome nem sempre é sinal de sucesso, o balneário é muito importante. Mas numa situação normal o Louletano tem equipa para lutar pelos lugares cimeiros
.


ACDC- Tomás, para terminar eu gostaria que deixasse uma mensagem aos adeptos dos Sonâmbulos, que estão sempre em grande número a assistir aos jogos da equipa.

TOMÁS- Sem querer tornar-me repetitivo eu quero deixar a mesma mensagem que deixei no dia da apresentação. A nossa equipa é muito jovem, os juniores têm valor, mas têm que ter tempo de adaptação a uma nova realidade, e espero que quando se dirigirem ao pavilhão para ver os jogos que seja para apoiar e não para fazer pressão sobre os jovens, eles precisam de muito apoio.
Luis Barradas

Sem comentários: