domingo, 14 de setembro de 2008

JOÃO BENEDITO - FUTSAL ALGARVIO (II)

Continuação da conversa com João Benedito, onde ele fala um pouco do Futsal Algarvio. Esta entrevista foi feita na Terça - Feira dia 9 de Setembro.
FUTSAL ALGARVIO


ACDC- O Algarve parece que foi novamente descoberto, só que desta vez pelo Futsal. Organizando torneios tanto a nível de selecções como de clubes. O João que já veio jogar ao Algarve várias vezes, que conhecimento tem do Futsal Algarvio e será que chega a Lisboa alguma informação do que se passa no sul do país?

JOÃO BENEDITO- Sim chega… Sabemos que as movimentações são bastante grandes, ainda infelizmente a um nível um bocadinho inferior aquilo do que é praticado a nível da 1ª. Divisão Nacional. Dá-me uma grande tristeza não ver 1 ou 2 equipas do Algarve na 1ª. Divisão, mas eu sei que as coisas se estão a construir com uma base forte e uma sustentação bastante elevada aqui e estou em querer que em 2, 3 anos o Algarve terá já uma equipa na 1ª. Divisão e que poderão lutar por entrar nos play offs e eu penso que isso seria um motivo de orgulho para o Futsal Algarvio, mas também para o Futsal nacional porque se podia descentralizar. Por vezes o desporto aqui para o sul do país queria-se este fosso que se calhar formos a ver e eu penso que o Futsal está apanhar e bem esse lugar do desporto Algarvio na realidade do desporto nacional e eu estou em querer que passe a redundância que poderemos ter equipas Algarvias a muito curto espaço de tempo a estar junto das melhores e isso engrandeceria e muito o desporto nacional, depois vejo que o Algarve também não só ao nível das equipas, mas ao nível das infra-estruturas, há infra-estruturas estupendas aqui no Algarve e num curto território eu penso e já vi pavilhões que rivalizam e muito com pavilhões que temos em Lisboa. O Pavilhão de Tavira, Loulé em Portimão, só nesta área se compararmos com a área da grande Lisboa, têm melhores pavilhões aqui do que nós temos lá em cima e pavilhões cuidados e zonas que poderão dar ao desporto muito beneficio, portanto penso que há tudo e como lhe dizia está sustentado, vamos ver como é que será o passo seguinte com a ajuda sem duvida das autarquias que tem que acontecer, mas se já conseguimos realizar todos estes torneios eu penso que o passo seguinte é apostar-se em grande para 2, 3 equipas estarem mais além.
Equipa da Universidade Algarve
ACDC- Numa breve análise, o Sporting jogou com a equipa da Universidade do Algarve, que este ano subiu à 2ª. Divisão Nacional, tem sido uma equipa regular e consistente ao longo dos anos. Que análise faz da equipa da Universidade.
J.B. - Para já uma entreajuda bastante forte de todos os elementos que disputavam cada lance como se fosse o ultimo e a prova disso foi o entusiasmo com que viviam quer os que estavam a jogar quer os que estavam de fora, depois uma concentração defensiva muito forte, muito elevada o que lhes permitiu aguentar as várias fases do jogo e depois penso (eu a nível ofensivo vi pouco, não sei como trabalham mas penso que têm alguns conhecimentos bastante elevados) acontece o que está a acontecer aqui no Algarve ao nível do Futsal, estão sustentados, estão a sustentar primeiro a sua defesa e vi que estão preparados para isso para depois conseguirem chegar mais além. Penso que o campeonato da 2ª. Divisão, sendo um campeonato muito importante seria bom que conseguissem aguentar nesse campeonato, porque o trabalho está a ser progressivo e como dizia tem sido uma equipa que tem vindo a evoluir bastante, eu creio que o Sporting jogou com a Universidade do Algarve, aqui há alguns anos para a Taça de Portugal e acho que essa Universidade do Algarve não tem nada a ver com a U. Alg. Neste momento...
ACDC- Jogo que se vai repetir no dia 20 no 7º. Torneio de Futsal "Feira da Praia, organizado pelo Sapalense...
J.B. - É verdade, vamos ver, mas estou em querer que a evolução não vai ser tão grande como da ultima vez que jogámos com eles, mas alguma coisa será diferente, porque são estes jogos contra equipas mais fortes, que tornam os jogadores e as equipas mais fortes também.
Albufeira Futsal / Fontainhas
ACDC- Hoje o Sporting vai jogar a final do III Torneio Internacional do Município de Albufeira, com outra equipa Algarvia o Albufeira Futsal / Fontainhas que está a jogar em casa, que também está na 2ª. Divisão, mas é uma equipa mais experiente, esta equipa já fez o 3º. e 4º. lugar no campeonato, tem tentado subir à 1ª. Divisão e acredito que dentro de 1 ou 2 anos o conseguirá. Que conhecimento o João tem do Fontainhas. O que espera do jogo desta noite?
J.B. - Nós o ano passado jogámos com o Fontainhas, também neste mesmo torneio ganhámos 4 – 2 e foi um jogo bastante equilibrado, bastante ponderado pelas duas equipas e sabíamos que a qualidade dos jogadores do Fontainhas poderia criar-nos alguns dissabores ao nível do contra-ataque. Por vezes falo com o Pedro Cary na Selecção como é que as coisas estão a evoluir aqui e sem duvida que todos aqueles que estão mais dentro da realidade Algarvia dizem-me que o Fontainhas é a melhor equipa do Algarve e que a curto prazo poderá estar na 1ª. Divisão. Tem criado jogadores, o Paulinho que está no Belenenses o próprio Pedro, que saíram daqui e que curiosamente não deixaram que a equipa se afundasse a equipa conseguiu manter-se, portanto isso revela não só o nível individual dos jogadores, mas também a consistência que a própria equipa vai tendo a nível táctico e a nível técnico e como tal fico satisfeito por verificar essa situação e hoje sem duvida se não tivermos atentos vão-nos criar bastantes dissabores e as coisas poderão correr-nos mal, mas é lógico somos favoritos, a nível individual temos melhores jogadores, mas vamos ter que provar dentro do campo para que isso aconteça, vamos ver, esperemos ajudar o Fontainhas a subir mais um patamar a nível competitivo e que o Fontainhas nos ajude a nós próprios a subir mais esse patamar.
Mensagem
ACDC- Para terminar João, gostava de lhe pedir que deixa-se uma mensagem aos leitores do Blog, aos atletas da ACD Coobital e a todos os atletas do Algarve.
J.B. - Em primeiro lugar que pratiquem desporto, se puder no Futsal melhor ainda e que acreditam no trabalho no trabalho que está a ser feito no Algarve, que tem sido um trabalho bastante sustentado em que muita gente se tem envolvido na divulgação do Futsal quer ao nível de estágios da Selecção Nacional, quer ao nível de torneios, quer ao nível de potenciar as infra-estruturas para que se possa trabalhar cada vez mais e melhor e que todos remem para o mesmo lado e que não entrem em guerras desnecessárias e que se todos pensarmos que o Futsal é a nossa paixão, todos temos que lutar por ele e não vamos dar tiros nos pés em relação aquilo que é o desenvolvimento do Futsal e depois que aproveitem todas as formas que têm de lutar pelo Futsal, Blogosfera, vídeos no youtube, divulgação, seja aquilo que for penso que o Futsal em Portugal já cresceu tanto através das novas tecnologias que nós próprios temos que alimentar cada vez mais essas tecnologias, tudo aquilo que nós fizermos será pouco para a grandiosidade do Futsal que poderá atingir, mas se cada um de nós fizer um pouco os vários poucos juntos serão muito e acho que ai poderemos sustentar de uma forma razoável.
ACDC- Obrigado João pela disponibilidade.

J.B. - Obrigado eu e até uma próxima oportunidade.
Luis Barradas

Sem comentários: