sábado, 13 de setembro de 2008

ANTÓNIO GONÇALVES - SAPALENSE

Hoje o convidado da ACD COOBITAL-FUTSAL é o treinador da equipa Algarvia promovida à 3ª. Divisão Nacional o SAPALENSE.
António Gonçalves, amavelmente disponibilizou-se para falar ao nosso Blog. Agradeço a sua simpatia.

Em primeiro lugar quero endereçar os parabéns pela subida de divisão.

ACDC- Agora que estamos a começar uma nova época e olhando para trás que análise fazes há época transacta?
ANTÓNIO GONÇALVES- Foi uma época muito difícil, com muito sofrimento, mas também muito interessante, e com um vencedor justo, pois fomos a equipa mais regular no campeonato e aquela que acabou o campeonato em melhor forma. A experiência de alguns atletas que tinha no plantel também foi um factor importante para o sucesso alcançado. Foi um campeonato onde 4 equipas apareciam como favoritas, (S.Pedro, Sto. Estêvão, Martinlongo e Sapalense), e onde mais uma vez o S. Pedro morreu na praia e onde o Martinlongo teve muito mérito em disputar a subida até ao fim.
ACDC- Nos Nacionais estão 5 equipas Algarvias, 3 das quais têm um forte investimento na formação (Albufeira/Fontainhas; Sonambulos e Sapalense), achas importante esse investimento?
GONÇALVES- Penso que sim, mas no meu entender até ao momento apenas os Sonâmbulos e o Sapalense tem investido na formação, por sua vez o Fontainhas tem é aproveitado a formação dos outros clubes com atitudes que não tem sido as mais correctas. Mas no meu entender é na formação que está o futuro dos clubes.
ACDC- Quantos atletas formados no Sapalense estão na equipa sénior?
GONÇALVES- Cerca de 70% passou pela formação do clube, e só não tem maior percentagem porque saíram esta época dois guarda redes formados no clube, um para os sonâmbulos e o outro para o Fontainhas.
ACDC- A 3ª. Divisão é mais exigente que o Futsal distrital, é difícil lá chegar, mas a manutenção requer outro tipo de trabalho. Quais as vossas expectativas para esta época?
GONÇALVES- Somos realistas, sabemos á partida que existem clubes com grandes apostas para esta época, fruto de uma capacidade financeira que o nosso clube não tem, e que permite contratar alguns jogadores de excelente qualidade para esta divisão, a este factor junta-se também o facto de muitas equipas estarem sediadas em zonas onde é mais fácil arranjar jogadores, ao contrário do Sapalense.
Penso que qualquer clube para conseguir a manutenção sem dificuldades, terá que ter como objectivo os primeiros 6 lugares da classificação, caso contrário poderá ter dissabores no final do campeonato, pois esta época parece-me existir mais equipas com qualidade do que nas épocas anteriores nesta série.
ACDC- O plantel para esta época é um pouco diferente, o Sapalense reforçou-se muito?
GONÇALVES- Não, mantivemos quase a totalidade do plantel da época passada, apenas entraram 3 novos jogadores.
ACDC- No vosso plantel existe algum jogador com experiência nos Campeonatos Nacionais?
GONÇALVES- Sim, o nosso capitão (Zé Carlos), pelos anos que já anda nisto, penso que já tem alguma experiência nesse capitulo.
ACDC- Como treinador de uma equipa que acaba de chegar aos Nacionais, deves ter que te preparar de forma diferente, em termos de treino existem algumas alterações significativas?
GONÇALVES- Não, os jogadores gostam do trabalho que tem vindo a ser feito, de qualquer maneira existem sempre algumas situações ao nível táctico que têm de ser trabalhadas, pois vamos apanhar equipas mais experientes e com maior qualidade.
ACDC- Que conhecimento tens das equipas que vais defrontar?
GONÇALVES- Muito pouco, mas as informações que têm chegado é que as equipas reforçaram-se muito e com qualidade, o que antevê uma época muito difícil e exigente.
ACDC- Na 3ª. Divisão, vão encontrar mais duas equipas Algarvias, será possível a manutenção das 3 nesta competição?
GONÇALVES- Espero que sim e faço votos para que isso aconteça, mas como já disse não vai ser fácil.
ACDC- No sorteio da Taça de Portugal o Sapalense ficou isento, até onde pode chegar a vossa equipa?
GONÇALVES- Para já até à 2ª Eliminatória. Não é uma prova muito importante para nós, embora ninguém jogue para perder, mas este ano o facto dos clubes das divisões inferiores jogarem em casa no caso de defrontarem uma equipa do escalão superior, pode trazer algum entusiasmo.
ACDC- Na segunda jornada recebem os Sonâmbulos, num derby especial para os adeptos, como vai ser analisado pelo Sapalense?
GONÇALVES- É verdade que é sempre um jogo especial, mas antes temos de defrontá-los na Super-taça do Algarve, tanto num jogo como noutro espero que exista fair-Play e que sejam dois bons jogos e que a minha equipa ganhe como é óbvio.
ACDC- Que análise fazes da equipa dos Sonambulos?
GONÇALVES- Equipa bem organizada, com experiência nos nacionais, com bons jogadores e um bom treinador.
ACDC- Que análise fazes da equipa do Louletano?
GONÇALVES- Reforçou-se bem, tem um bom plantel, pode ser uma agradável surpresa.
ACDC- Que análise fazes da equipa do Sapalense?
GONÇALVES- É uma equipa jovem, com 2 ou 3 jogadores mais experientes, composta de jogadores com grande potencialidade, mas com pouca experiência nos campeonatos nacionais. É uma equipa trabalhadora, com atitude e com vontade de fazer um bom campeonato. É uma equipa que vai conquistando pouco a pouco a sua própria identidade.
ACDC- Do teu ponto de vista como está o Futsal Algarvio?
GONÇALVES- Penso que estamos a atravessar um bom momento ao nível de clubes, 5 clubes nos nacionais, 2 na segunda e 3 na terceira é prova disso, e ainda há a realçar o excelente desempenho na época passada nas taças nacionais de juvenis e juniores do Pedra Mourinha e dos Sonâmbulos.
O aparecimento todos os anos de novos clubes de Futsal é sinonimo da popularidade da modalidade e bom para o futuro da modalidade.
Em termos organizativos temos de melhorar.
ACDC- O Sapalense investe bastante na formação, agora têm uma equipa nos nacionais, que apoios tem o clube?
GONÇALVES- O Sapalense tem na autarquia vilarealense o seu maior apoio, depois existem os nossos patrocinadores principais que juntamente com a autarquia suportam a maioria do orçamento da época desportiva. É um apoio que dá para manter em actividade algumas dezenas de jovens (masculinos e femininos) em actividade sem entrar em loucuras.
ACDC- Que mensagem gostarias de deixar aos adeptos do Sapalense?
GONÇALVES- A mensagem que vou deixar não é para os adeptos, é para todos os amigos do clube, e a esses amigos do Sapalense peço em nome dos meus atletas que não se esqueçam que todos são importantes para o nosso sucesso.
GONÇALVES- Para terminar queria deixar um agradecimento especial aos meus filhos e à minha esposa pelo apoio dado e que muito tem contribuído para o meu sucesso e do clube.
Um abraço para todos os adeptos da modalidade mais fantástica do Mundo.
Luís Barradas

Sem comentários: