quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

ANDRÉ DANTAS... Deu os primeiros passos na Coobital.


Hoje é a vez do André Dantas falar um pouco do que foi a sua passagem pela formação da Coobital, onde deu os primeiros passos como atleta de futsal e onde fez toda a formação até aos juniores. Actualmente joga na 2ª. Divisão Nacional na equipa da Universidade do Algarve. Ouvimos também colegas, que deixaram a sua opinião, de como o André é como atleta e pessoal.
.
Rui Machado
.
ACDC- Foste colega do André durante muitos anos, tanto na formação (Coobital) como depois em sénior, como vês a sua evolução?
RUI MACHADO- Na minha opinião o André evoluiu bastante a nível técnico, físico e expecialmente a nível táctico…Tornou-se sem duvida um jogador mais maturo e adulto.

ACDC- Qual a sua maior qualidade enquanto colega e o seu maior defeito?
RUI-
A sua maior qualidade enquanto colega é ser muito amigo, o maior defeito é ter um feitio um pouco difícil…

ACDC- Agora que o acompanhas por fora, acreditas que ele tem qualidade para atingir outros objectivos, como por exemplo jogar numa equipa da 1ª. divisão?
RUI- Penso que sim, o André tem qualidades que poucos jogadores têm na posição que ele ocupa (fixo), basta ele crer, empenhar-se, continuar a trabalhar e claro um pouco de sorte…

..
.
Ricardo Lima
.
ACDC- Tu que conheces tão bem o André, conta-nos como é o André no grupo de trabalho?
RICARDO LIMA-
O André no grupo de trabalho é um excelente colega, mas podia ser só um bocadinho melhor se conseguisse às vezes separar os problemas pessoais e não os levar para o treino, mas estou a vontade para dizer aqui porque também já lhe disse pessoalmente.

ACDC- Ele é dos poucos atletas seniores que fez toda a formação de futsal, na tua opinião é uma vantagem que ele tem hoje em relação aos outros atletas?
RICARDO- Claro o André por ter estado sempre na modalidade, nota-se que tem uma cultura táctica acima da média, por norma está sempre bem colocado e sabe sempre o que fazer nas determinadas situações do jogo.

ACDC- Como defines o André como atleta?
RICARDO- Acho o André um fixo espectacular, tanto defende bem como também ataca bem. Tem características pessoais muito fortes, é magro mas é muito forte nos lances divididos, tem uma boa capacidade de antecipação por norma aos pivôs fazendo disso uma grande arma, e ainda possui um bom remate de longa e média distância. Pode-se dizer que é um jogador bastante completo em todos os sentidos.



ANDRÉ DANTAS
.
ACDC- André se não estou em erro tu começaste a jogar na Coobital com cerca de 10 ou 11 anos, foste dos primeiros atletas a serem federados pela Coobital, foi importante para ti a passagem pelo nosso clube?
ANDRÉ DANTAS- Comecei com 12, e a passagem pela coobital foi muito importante pois aí formei-me como atleta e também como pessoa, tínhamos muitas dificuldades mas foram tempos vividos com muita alegria, tempos que nunca vou esquecer.

ACDC- Foram tempos difíceis porque o futsal era visto como o parente pobre do Futebol, que recordações tens daqueles tempos?
ANDRÉ-
Tenho muitas recordações das coisas más que se passavam, existiam um conjunto de factores que nos fazem lembrar a parte má do futsal na altura, desde faltas da equipa de arbitragem, a falta de condições mínimas em certos recintos, etc etc. Nos dias de hoje as coisas estão melhores mas ainda estão muito aquém de outras zonas do país. Mas o que guardamos da altura são só as melhores recordações, pois éramos miúdos e o que gostava-mos de fazer era jogar futsal.

ACDC- Que conselhos podes dar aos jovens que começam agora no futsal?
ANDRÉ- O conselho é simples, trabalhem sempre com afinco e estejam sempre atentos aos treinadores, é com eles que se aprende tudo.

ACDC- A tua “carreira” no Futsal tem sido sempre a subir, pode-se dizer que tu és um atleta do Futsal, porque fizeste a formação toda e tens subido gradualmente, desde os distritais até presentemente à 2ª. Divisão Nacional, para teres este sucesso, foi importante a tua formação, teres passado por todos estes patamares?
ANDRÉ- Foi bastante importante. Os princípios básicos do futsal são aprendidos na formação, e quando chegamos a seniores são estes elementos os mais importantes para percebemos aquilo que o nosso treinador pretende, e como neste escalão mudamos de treinador com mais frequência ajuda-nos muito.

ACDC- Qual foi o momento mais difícil que passaste e qual o mais importante?
ANDRÉ- O momento mais difícil que passei, foi o meu primeiro ano no nacional, tinha apenas 19 anos e pouca experiência, descemos de divisão.
O mais importante foi a subida do ano passado, o objectivo era apenas fazer melhor que ano anterior e acabamos por subir de divisão.

ACDC- Que diferenças encontras na segunda divisão, a velocidade de jogo e de processos é diferente?
ANDRÉ-
Os processos não mudam nada em relação a outra divisão nacional, o que muda sim é a velocidade de jogo e a qualidade dos intervenientes. Há jogadores muito bons na 2ª divisão.

ACDC- Como te defines quando treinas, é importante treinar bem, para se ver os resultados no fim de semana?
ANDRÉ- Tento trabalhar sempre bem, mas nem sempre estamos com toda a disponibilidade para o fazer, pois não somos profissionais temos a nossa vida pessoal, o nosso emprego e que por vezes nos faz estar mais abstraídos do treino. E é claro que se treinarmos bem durante a semana tudo nos sairá melhor ao fim de semana.

ACDC- Que análise fazes à forma de trabalho do clubes Algarvios?
ANDRÉ- Os clubes algarvios estão a trabalhar cada vez melhor, principalmente as equipas do nacional, é importante trabalhar bem, só assim o futsal algarvio poderá evoluir.

ACDC- Quais os teus objectivos individuais?
ANDRÉ- Objectivo é jogar na 1ª divisão e de preferência num clube de faro.

ACDC- Que esperas da tua equipa (Universidade do Algarve), são recém chegados à 2ª. Divisão, vai ser uma época difícil?
ANDRÉ- Espero que consigamos alcançar o principal objectivo que é a manutenção. Vai ser uma época muito difícil, aliás como todas as outras.

ACDC- Como vês o futuro do Futsal no Algarve?
ANDRÉ- O futsal no Algarve tem evoluído muito, e por isso só se pode esperar um futuro risonho para o futsal algarvio.

ACDC- Tens acompanhado as novas gerações algarvias? Como avalias a formação no futsal algarvio?
ANDRÉ- Do pouco que tenho acompanhado, consigo avaliar de uma forma medíocre, porque os jovens que hoje em dia aparecem nos seniores têm muita qualidade individual, mas falta-lhes conhecimento táctico, o que faz com eles tenham alguma dificuldade na transição para o futsal sénior, é claro que no meio de isto tudo existem excepções e esses conseguem ir mais longe.
.
.
Numa sequência de respostas rápidas…

ACDC- Qual o melhor jogador do Algarve?
ANDRÉ- Não sei. Há vários.

ACDC- Qual o melhor jogador Português?
ANDRÉ- Pedro Costa.

ACDC- Qual a melhor equipa do Algarve?
ANDRÉ- AAUALG.

ACDC- Por quem gostarias de ser treinado?
ANDRÉ- Beto Aranha.

ACDC- Qual o melhor treinador do Algarve?
ANDRÉ- Nuno Xabregas.

ACDC- Que treinador mais te marcou?
ANDRÉ- José Clemente e Rui Morais.

ACDC- Qual foi o jogador mais complicado que apanhaste pela frente?
ANDRÉ- André Lima.

ACDC- A selecção nacional é um sonho ou uma miragem?
ANDRÉ- Toda agente sonha! (risos).
.
Quero agradecer a tua disponibilidade e amizade, a qual se tem mantido ao longo dos anos.
.
Luis Barradas

Sem comentários: