terça-feira, 12 de agosto de 2008

ENTREVISTA COM NELSON GUERREIRO

A ACDCOOBITAL-FUTSAL entrevistou Nelson Guerreiro da AFA, membro da actual direcção e responsável pelo Futsal Algarvio.
Em primeiro lugar gostava de agradecer a sua disponibilidade, para esta entrevista. O Nelson parece querer unir as gentes do Futsal, ao tomar posse, fez questão de reunir com os clubes, algo inédito da parte da Associação.
ACDC- Tentou averiguar as principais necessidades dos clubes em termos competitivos, a que conclusão chegou depois de auscultar os clubes?
NELSON- Desde já agradeço a amabilidade por esta entrevista.
Quando aceitei integrar a lista candidata á Associação Futebol do Algarve no cargo de vogal da direcção foi com um objectivo de desenvolver o futsal do Algarve, dando continuidade ao trabalho desenvolvido na mesma área no conselho de arbitragem. Sendo assim algumas ideias me surgiram e uma delas passou por reuniões com todos os clubes de futsal em áreas de aproximação local a fim de como se costuma dizer apalpar o terreno para depois avançar com alguns objectivos que vão de encontro ás necessidades dos clubes e a um desenvolvimento harmonioso do futsal algarvio. Algumas conclusões foram tiradas principalmente duas sobressaíram. A primeira a necessidade que os clubes sentem de reuniões com maior frequência para debater os problemas do futsal algarvio. A segunda conclusão a preocupação que os clubes tem em relação ao estado da arbitragem algarvia no que respeita ao futsal.
ACDC- Muitos clubes queixam-se que a Associação pouco ou nada faz em prol do Futsal, com o Sr. lá o que podemos esperar da sua parte?
NELSON- O que posso prometer é que vou trabalhar para a resolução dos problemas encontrados, mas que terá de passar sempre por contar com a colaboração dos clubes. Daqui a 3 anos veremos se o trabalho deu frutos ou não.
ACDC- Neste momento o Algarve tem 5 equipas que vão disputar os campeonatos nacionais, 2 na 2ª. Divisão e 3 na 3ª. Divisão, qual o papel da Associação junto destas equipas que representam o Algarve?
NELSON- Acima de tudo apoiar em tudo o que for possível e dentro das nossas possibilidades. O desenvolvimento do futsal algarvio é merecedor das 5 equipas que militam nos nacionais e pensamos temos qualidade para pelo menos no próximo ano teremos 6 equipas.
ACDC- O Algarve é uma das regiões com maior numero de praticantes, o que falta para termos uma equipa na primeira divisão?
NELSON- Claro tal como o futebol 11 o Algarve tinha necessidade de ter uma equipa na 1ª divisão e estou convicto que com o trabalho que Albufeira Futsal/ Fontainhas tem vindo a realizar a breve prazo poderão chegar á 1ª divisão apoiados pelo dinamismo que a Câmara de Albufeira tem vindo a realizar na área desportiva. Os jogadores algarvios têm despontado e o nível das equipas nacionais tem vindo a subir.
ACDC- Dois dos clubes que mais apostam na formação Pedra Mourinha e Sonâmbulos (juvenis e juniores), fizeram uma Taça Nacional excepcional chegando às meias-finais, eliminados apenas por um golo.
A questão que coloco é a seguinte, será que a Associação não devia salientar mais o comportamento destas equipas, não vimos referência alguma por parte da Associação para este feito? Sei que o senhor nas reuniões que convocou deu os parabéns às equipas.
NELSON- É uma lacuna já detectada e que passou por estas equipas terem disputado o Nacional no momento de transição da anterior para a actual direcção, aliada também á minha transição do conselho de arbitragem para as funções que estou a exercer actualmente. Essas situações vão ser corrigidas no futuro.
ACDC- Um dos temas mais prementes é a arbitragem, sei também que as dificuldades são muitas para formar equipas de arbitragens, quer-nos falar um pouco das ideias que tem para resolver esta situação?
NELSON- Em colaboração com o responsável da área de futsal no Conselho de Arbitragem Snrº David Silva realizamos as reuniões com os clubes para detectar as preocupações que esses clubes sentiam com a Arbitragem e passou essencialmente pela falta de árbitros.
Assim e também devido ao abandono de 3 árbitros por limite de idade, vamos propor em Assembleia Geral Clubes alteração ao regulamento de provas que passam essencialmente pelo número de árbitros a intervir em cada jogo.
Assim e caso as medidas sejam aprovadas nesta época as equipas passam a ser constituídas unicamente por dois árbitros, deixando de haver cronometristas nomeado para todos jogos de todos campeonatos, ficando os clubes visitados obrigados a apresentar um cronometrista nos jogos Seniores Masculinos. Os jogos de femininos e os das camadas jovens masculinos com excepção dos Juniores passarão a ser arbitrados por um só arbitro.
ACDC- Existem equipas que têm Futsal sénior, mas descuram a formação, não tendo equipas inscritas nos respectivos campeonatos, qual a sua opinião sobre este assunto?
NELSON- Isso não deve acontecer e farei tudo para incentivar esses clubes a não descurar a formação e não utilizarem o mecanismo de inscrição só para cumprir os regulamentos e depois desistirem de participar nos escalões de formação.
ACDC- A formação dos técnicos é algo que preocupa a Associação, que tem tentado fazer cursos, mas que nem sempre tem as inscrições necessárias para o arranque dos respectivos cursos. No seu ponto de vista qual a solução para que apareçam mais treinadores com formação?
NELSON- Não passa por nós. Nós fornecemos a cana e o isco e até o peixe mas para pescar é preciso haver pescadores. Os clubes têm que incentivar atletas da área de seniores a tirar o curso de treinadores afim de passarem depois a treinadores dos escalões mais jovens, situação que aconteceu comigo quando era atleta sénior do Farense em Basquetebol também tirei o curso de treinador e treinei os escalões mais jovens do clube.
ACDC- Para quando estão previstos os campeonatos começarem?
NELSON- Os campeonatos juniores e juvenis começam a 11 Outubro, 1 semana mais tarde os séniores e os restantes campeonatos final de Outubro e inicio de Novembro.
ACDC- As selecções do Algarve, são uma forma de reunir os melhores atletas da região, existe algum projecto definido?
NELSON- O projecto já estava em curso com a anterior direcção. Precisamos de incutir maior dinamismo e passará após a formação da equipa que irá trabalhar com as selecções. Será o próximo passo que terá de ser dado.
Não quero deixar ao terminar de realçar o apoio que o Presidente da AFA deu desde da primeira hora no apoio ao futsal e só falta que todos se consciencializem ( Direcção, árbitros e clubes ) que temos que levar o futsal a bom porto.
Mais uma vez agradeço a sua disponibilidade.
Luis Barradas

Sem comentários: