O Irão é a terceira selecção do Grupo D, e a maior potencia do Futsal na Ásia.
Irão
O Irão monopoliza o futsal na Ásia desde a sua introdução, vencendo nove dos dez últimos torneios continentais. A sua única derrota aconteceu quando o Japão destronou os iranianos em 2006.
A classificação do Irão para o Campeonato do Mundo de Futsal da FIFA deste ano foi relativamente simples. Eles passaram com louvor pela fase de grupos, marcando 34 vezes em apenas três partidas e sofrendo apenas um golo. Um triunfo de 9 a 1 sobre o Líbano nos quartos de final selou a sua ida para o Brasil 2008, antes da selecção iraniana derrotar o Japão por um único golo para alcançar a final asiática. O Irão venceu facilmente a anfitriã Tailândia por 4 a 0 para levantar o troféu pela nona vez, um recorde.
Após conquistar a Ásia consistentemente sob o comando do técnico Hossein Shams, o Irão tem como objectivo transportar o seu domínio continental para o cenário global. Com os jovens Ali Asghar Hassan Zade e Mostafa Taiebi complementando com veteranos como Mohammad Reza Heidarian, Vahid Shamsaei e Kazem Mohammadi, Shams põe fé nos talentos individuais dos jogadores para chegar o mais longe possível no Brasil 2008. "A equipa progrediu bastante e a técnica pessoal dos jogadores está contribuindo," disse ele. "Contamos com alguns talentos muito especiais no futsal."
Estrelas do passado
Saeid Rajabi Shirazi (1992).
Os grandes nomes
O actual Jogador do Ano da AFC Vahid Shamsaee marcou 13 golos no mesmo número de partidas para terminar como goleador do torneio e ganhar o prémio de Jogador Mais Importante.
(Fonte: fifa.com)
Luis Barradas
Sem comentários:
Enviar um comentário