quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

BRUNO SANTOS "JARDEL"... MAIS UM QUE COMEÇOU NA COOBITAL

Hoje trago ao nosso blog, um dos atletas mais brilhante e talentoso do Algarve, Bruno Santos, mais conhecido por "Jardel", também ele começou a jogar pela Coobital.
.
.
ACDC- Poucos sabem mas passaste a ser “Jardel” na Coobital. És mais um atleta que começou muito cedo a jogar futsal na Coobital, foi importante para ti a passagem pelo nosso clube?

BRUNO SANTOS / JARDEL- De facto foi na Coobital que comecei a ser apelidado de “Jardel”. Nunca percebi bem o motivo mas manteve-se até hoje. Para além deste pormenor, a passagem pela Coobital, foi muito marcante na minha formação como jogador de futsal, uma vez que, foi aí que aprendi as bases que foram vitais para o meu crescimento como atleta. Se não tivesse começado na Coobital não estaria onde estou hoje.

ACDC- Daqueles tempos que recordações te vêm à memória?

JARDEL- Muitas e boas recordações. É com grande saudade que olho para esses momentos que irão para sempre ficar cravados na minha memória. Foram muitos treinos, muitas amizades feitas e também muitas vitórias e golos marcados. Ainda assim o momento mais marcante foi a conquista do Campeonato Distrital de Juniores e a consequente presença na fase final do Campeonato Nacional.

ACDC- Da tua geração, uma grande parte continuou a jogar futsal, realmente tinham muita qualidade e essencialmente muita vontade de aprender e de jogar futsal. Que conselhos podes dar aos jovens que começam agora a jogar futsal?

JARDEL- O futsal evoluiu muito e consequentemente o conhecimento sobre o jogo. Actualmente já há jogos de futsal transmitidos na televisão e o interesse dos mais jovens sobre esta modalidade é maior, o que é visível, pelo número de praticantes desta modalidade. No meu desenvolvimento como atleta o aspecto que posso destacar como mais importante foi a disciplina táctica que sempre me foi incutida pelos meus treinadores.

ACDC- Naquele tempo existia mais vontade e menos condições para se treinar, sentes isso nos jovens com que tens treinado nestes anos que levas de sénior?

JARDEL- Actualmente sinto que os jovens têm muito mais condições do que existiam anteriormente. Recordo-me perfeitamente dos treinos no polidesportivo da Coobital onde se chovesse não podíamos treinar. Hoje em dia todos treinam em pavilhões o que é uma mais valia relativamente ao passado. No meu caso só comecei a treinar e a jogar num pavilhão no meu 1.º ano de sénior.

ACDC- Qual foi o momento mais difícil que passaste e qual o mais importante?

JARDEL- O momento mais difícil foi o meu 1.º ano de sénior onde representei o F.C. São Luis. Para além de ser o meu 1.º ano de sénior foi também a minha estreia na 3.ª divisão nacional onde a competitividade era muito alta. Foi um ano marcante porque descemos de divisão e acumulámos muitas derrotas. Para além disso pessoalmente foi um ano muito desgastante pois não fiz uma boa época.
O momento mais importante foi a subida à 2.ª Divisão Nacional com a AAUALG. Foi o culminar de muito esforço e muita dedicação de todos os que fizeram parte daquele grupo. Esse é um dia que não esquecerei.


ACDC- Que diferenças encontras na segunda divisão, a velocidade de jogo e de processos é diferente?

JARDEL- Pessoalmente ainda só joguei em 7 jogos deste campeonato da 2.ª divisão, pelo que, não posso ainda fazer uma análise muito profunda. Ainda assim posso afirmar que o ritmo de jogo é de facto superior ao da 3.ª divisão e que as equipas são mais fortes, uma vez que, esta época já joguei nas duas divisões. Relativamente ao ritmo de jogo penso que a nossa equipa está a adaptar-se cada vez mais ao mesmo. Relativamente às equipas que já tive oportunidade de ver jogar posso dizer que na 2.ª divisão existem muitos jogadores com qualidade para jogar na 1.ª divisão o que faz deste um campeonato muito competitivo.

ACDC- Joga como treinas e treina como jogas, este pode ser o teu lema?

JARDEL- Sem dúvida. Os mais jovens têm de perceber que só podem ser competitivos nos jogos se mantiverem uma postura séria nos treinos. Para aqueles que querem evoluir posso dizer que se treinarem sempre nos limites e com a máxima aplicação vão ver que os resultados desse empenho se irão reflectir na vossa prestação individual.

ACDC- Que análise fazes à forma de trabalho dos clubes Algarvios?

JARDEL- A análise que posso fazer não se assenta em factos, uma vez que, apenas joguei em dois clubes nos últimos anos, ainda assim, posso afirmar que cada vez mais os clubes algarvios trabalham melhor, sendo o resultado desse trabalho, a presença de duas equipas na 2.ª divisão nacional e 3 na 3.ª divisão nacional.

ACDC- Muitas vezes exigimos muito dos atletas, mas esquecemos que o treinador também tem que ter conhecimentos e formação (estou a falar na nossa realidade, Algarve), para o atleta é importante ver do outro lado que existem conhecimentos e ensinamentos úteis para ajudar na formação do atleta, concordas?

JARDEL- Sem dúvida. Para podermos evoluir constantemente os ensinamentos e conhecimentos que o nosso treinador nos transmite são fundamentais. Felizmente ao longo dos anos que joguei futsal sempre tive treinadores competentes e aos quais agradeço por me terem ajudado a melhorar e a ter um maior conhecimento sobre o jogo. Nas camadas jovens estes conhecimentos dos treinadores são fundamentais, uma vez que, são nestes escalões que se obtêm as bases para a prática desta modalidade.

ACDC- Que esperas da tua equipa (Universidade do Algarve), são recém chegados à 2ª. Divisão, vai ser uma época difícil?

R.: Iniciei esta época no Louletano Desportos Clube e quando aqui cheguei as coisas não estavam a correr da melhor forma, uma vez que, ocupávamos o ultimo lugar com 1 ponto. Esta classificação não reflectia de forma nenhuma o trabalho que realizamos e estávamos convictos que esta seria uma situação passageira. Actualmente estamos com 14 pontos e o nosso grande objectivo, que é a manutenção nesta divisão, está mais ao nosso alcance. Ainda assim irá ser bastante complicado mas penso que iremos alcançá-lo.

ACDC- Como vês o futuro do Futsal no Algarve?

JARDEL- Os clubes algarvios estão cada vez mais competitivos e penso que num curto espaço de tempo será possível termos uma equipa da nossa região na 1.ª divisão. Para a concretização deste desejo apenas faltam apoios para podermos competir em igualdade com os clubes de Lisboa, uma vez que, cada vez mais começam a aparecer jogadores com mais qualidade e em maior quantidade no Algarve, um vez que, o número de praticantes desta modalidade no Algarve aumentou nos últimos anos.

ACDC- Tens acompanhado as novas gerações algarvias? Como avalias a formação no futsal algarvio?

JARDEL- Devo confessar que não tenho acompanhado muito os escalões de formação do Algarve nos últimos anos, ainda assim, acompanho os resultados que os clubes algarvios têm feito nas fases finais dos campeonatos nacionais de futsal, e essas boas classificações são uma prova da melhoria da formação na nossa região. Agora há que dar seguimento a esse trabalho e saber aproveitar a qualidade destes jogadores para o desenvolvimento da modalidade.


Numa sequência de respostas rápidas…

ACDC- Qual o melhor jogador do Algarve?

JARDEL- Pedro Cary

ACDC- Qual o melhor jogador Português?

JARDEL- Pedro Costa

ACDC- Qual a melhor equipa do Algarve?

JARDEL- AAUALG

ACDC- Por quem gostarias de ser treinado?

JARDEL- PC Oliveira

ACDC- Qual o melhor treinador do Algarve?

JARDEL- Nuno Xabregas

ACDC- Que treinador mais te marcou?

JARDEL- Rui Morais e Nuno Xabregas

ACDC- Qual foi o jogador mais complicado que apanhaste pela frente?

JARDEL- Davi (Sporting)

ACDC- A selecção nacional é um sonho ou uma miragem?

JARDEL- Uma miragem

.
Agradeço a tua disponibilidade e simpatia.
Um grande abraço
.
Luis Barradas

Sem comentários: