terça-feira, 9 de setembro de 2008

EUROPEU 2010 - APURAMENTOS

O Sorteio da fase de qualificação está marcado para quarta-feira às 12:30 em Nyon na Suiça. Estarão 38 Países presentes que vão lutar por um lugar na fase final do Campeonato da Europa de 2010, onde só poderão estar presentes 12 selecções e uma já tem o passaporte garantido por ser o país organizador Hungria.
O apuramento será discutido em duas fases. Na primeira fase entram 16 equipas, que vão disputar a ronda preliminar (entre 14 e 22 de Fevereiro de 2009) onde serão divididas em quatros grupos. Os vencedores de cada um dos grupos e os dois melhores segundos classificados seguem em frente e juntam-se às 22 selecções automaticamente apuradas para a fase seguinte. Os países participantes nesta ronda, entre os quais estão os estreantes Montenegro, Estónia e República da Irlanda foram divididos emquatro potes, de acordo com os respectivos rankings. Também já estão definidos os países onde serão disputados cada um dos agrupamentos. "Bulgária, Malta, Israel e Irlanda". Estes serão sorteados de um pote à parte mas manterão os seus rankings.
Portugal entra em competição em Março de 2009.
Na fase principal (entre 19 e 22 de Março), serão 7 grupos.
Os vencedores de cada um desses grupos e os quatro melhores segundos classificados garantem o passaporte para a Hungria, onde irão disputar a fase final, em Budapeste e Debrecen, entre 16 e 30 de Janeiro de 2010.
Mais uma vez, as equipas serão divididas em quatro potes, de acordo com o respectivo ranking, sendo que Portugal entrará no dos primeiros cabeças-de-série, tal como a Espanha, detentora do título, e as antigas campeãs Rússia e Itália e outras três selecções que marcaram presença no Europeu de 2007 - Ucrânia, Sérvia e República Checa.
Eslovénia, Bélgica, Polónia, Holanda e Croácia, selecções que já participaram nas fases finais de outras edições do Campeonato da Europa de Futsal, estarão entre os países que compõem o Pote 2.
No Pote 3 estará a Roménia, que surpreendeu ao chegar à fase final do último Europeu.
Andorra estará no Pote 4, juntamente com as seis selecções provenientes da ronda preliminar de qualificação.
Portugal, Espanha, República Checa, Bélgica, Roménia, França e Lituânia serão os anfitriões dos sete grupos desta fase, pelo que não poderão ser sorteados juntos.


(Fonte: uefa.com)



Luis Barradas

Sem comentários: