A selecção que representa o berço do Futsal, é hoje apresentada (Grupo D):
URUGUAI
O Uruguai é o país onde o desporto hoje conhecido como futsal deu os seus primeiros passos. Apesar disso, esta será apenas a terceira participação da Celeste num Campeonato do Mundo da FIFA. Ausente nas duas primeiras edições, a sua estreia foi na Espanha em 1996, onde caiu às portas das meias finais ao terminar em terceiro lugar na segunda fase de grupos. Após serem eliminados na primeira etapa da Guatemala 2000, os "Charrúas" não conseguiram classificar-se para a China Taipei 2004. Desta forma, o Brasil 2008 será o seu regresso à elite internacional do desporto.
Sustentado por homens experientes como o guarda-redes Mauro Roibal e o ala Andrés D'Alessandro, veteranos de 1996 e 2000, o Uruguai conseguiu a sua passagem para o Mundial ao obter a medalha de prata na Copa América passada. Ainda que as previsíveis porém contundentes derrotas diante do Brasil sejam um puxão de orelha, Daniel Darino confirmou o grande momento do pivot Santiago Blenkleider, revelação do torneio e sucessor do histórico Nicolás Moliterno, que abandonou a selecção após a final. Também são importantes as participações de Gabriel De Simone e os Hernández (Martín e Fabián).
“Depois do trabalho planejado durante o ano anterior à Copa, nós merecíamos um torneio assim. Conquistámos o nosso objectivo e além disso chegámos à final. Agora vamos descansar e planejar o trabalho à frente do mundial,” disse Blenkleider.
Estrelas do passado
Álvaro Piñeiro (1996), Daniel Varela (1996), Uriol Núñez (1996), Pablo Lamanna (1996, 2000), Claudio Guerra (1996, 2000), Nicolás Moliterno (2000).
Os grandes nomes
Mauro Roibal (goleiro), Miguel Aguirrezabala (ala), Walter Skurko (fixo), Andrés D'Alessandro (ala), Santiago Blenkleider (pivô).
(Fonte: fifa.com)
Luis Barradas
Sem comentários:
Enviar um comentário