terça-feira, 7 de outubro de 2008

MUNDIAL - VIDA DIFICIL PARA PORTUGAL


A Selecção Nacional de Futsal vai defrontar, amanhã, em Brasília, a Tailândia, no derradeiro encontro do Grupo B da primeira fase do Campeonato do Mundo Brasil-2008.
Mas se aquilo que se passar no Pavilhão Nilson Nelson vai ser determinante para a esperada continuidade da Equipa das Quinas no Mundial, o mesmo se poderá dizer do jogo que, no Maracanãzinho do Rio de Janeiro, vai opôr a Itália ao Paraguai. É que os sul-americanos têm o mesmo número de pontos de Portugal e, em caso de vitória diante dos transalpinos, podem deixar as três selecções empatadas, com nove pontos, e, em última análise, colocar Portugal fora da competição.
Os regulamentos da FIFA prevêem as formas de desempate no final da fase de grupos:
1. Maior número de pontos obtidos em todos os jogos do grupo;
2. Maior número de pontos obtidos nos jogos que envolveram as equipas empatadas;
3. Maior diferença entre golos marcados e sofridos nos jogos que envolveram as equipas empatadas;
4. Maior número de golos marcados nos jogos que envolveram as equipas empatadas;
5. Maior diferença de golos marcados e sofridos em todos os jogos da fase de grupos;
6. Maior número de golos marcados em todos os jogos da fase de grupos;
7. Ranking FIFA Fair-Play;
8. Sorteio.
Quer isto dizer que se os paraguaios vencerem a Itália por 1-0 ou 2-0 - ou por qualquer outra diferença de uma ou duas bolas - garantem a passagem à segunda fase, juntamente com os italianos, eliminando Portugal. Mesmo a vantagem de três golos, pode ser fatal à nossa Selecção, que se manterá em prova caso os sul-americanos vençam por 3-0 ou 4-1, em detrimento dos comandados de Alessandro Nuccorini, mas que fará as malas de regresso a casa se a diferença de três tentos do Paraguai se consume, com os transalpinos a marcarem dois ou mais golos (2-5, 3-6, 4-7, etc.).
Aos atletas nacionais resta cumprir a sua missão, conquistando os três pontos diante da Tailândia, e esperar que a "normalidade" se verifique no confronto entre italianos e paraguaios.
Eis a relação de golos nos jogos que envolvem Portugal, a Itália e o Paraguai até ao momento (golos marcados - golos sofridos):
Itália: 3-1
Portugal: 4-5
Paraguai: 2-3
Fonte: fpf
Luis Barradas

Sem comentários: