segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

PORTUGAL GOLEIA


A Selecção Nacional de Futsal cumpriu a tradição e levou de vencida a Bélgica, por 6-1, esta segunda-feira, em jogo que serviu de preparação para os dois conjuntos com vista à participação na fase de apuramento para o Campeonato da Europa Hungria-2010. Ao 13º confronto, a Equipa das Quinas somou o oitavo triunfo, contra dois dos belgas e três igualdades.

Numa partida que marcou a centésima internacionalização de João Benedito (
ver notícia), Portugal entrou determinado a provar, desde o primeiro minuto, a sua superioridade, começando a construir bem cedo a vantagem, com Israel a concluir uma bonita jogada colectiva, quando apenas estavam cumpridos 25 segundos.

O início em grande estilo da nossa Selecção teve seguimento, à passagem dos três e cinco minutos, com Marinho e Pedro Cary, respectivamente, a darem uma liderança mais confortável à formação orientada por Orlando Duarte.

Desconcertados com a velocidade e técnica dos adversários, os belgas passaram por dificuldades, sendo raras as vezes que se acercaram com perigo da baliza à guarda de João Benedito. Ainda assim, e numa fase lusa de abrandamento, André Oliveira aproveitou um lance de confusão na área portuguesa para, de calcanhar, reduzir a distância no marcador.

Até ao final do primeiro tempo, houve ainda tempo para Jardel desperdiçar um livre de dez metros e Portugal coleccionar um punhado de boas ocasiões de golo, perante o entusiasmo do público de Beja que lotou por completo o Pavilhão Municipal.


Maior equilíbrio

A etapa complementar não diferiu muito daquilo que foram os primeiros 20 minutos. Portugal continuou a ter mais posse de bola, a criar e desperdiçar um maior número de oportunidades de golo, mas encontrou uma Bélgica mais agressiva e interessada em discutir o resultado, o que valorizou o espectáculo.

A postura mais ofensiva dos comandados de Benny Meurs, permitiu à nossa Selecção fazer uso de uma das armas que andou “escondida” na primeira parte, o contra-ataque, mas o menor acerto na finalização impediu à Equipa das Quinas atingir um resultado com outra expressão, chegando aos derradeiros cinco minutos com uma magra vantagem.

Ainda assim, Arnado (num lance individual), Jardel (a coroar uma grande jogada de “laboratório”) e Marcelinho (na conclusão de um contra-golpe) conseguiram, já perto do final, desfeitear David Morant e traduzir no resultado final, com maior exactidão, a diferença de qualidade dos dois conjuntos.

Amanhã (terça-feira), lusos e belgas voltam-se a encontrar, desta vez no Pavilhão Municipal dos Desportos de Aljustrel, pelas 20h00.


Ficha do Jogo
Jogo de preparação para a fase final do Campeonato da Europa Hungria-2010.
Pavilhão Municipal de Beja.
Árbitros: Hélder Carmo e Rui Pinto (AF Algarve).
Cronometrista: Carlos Reis (AF Algarve).

Ao intervalo: Portugal 3-1 Bélgica.
Resultado final: Portugal 6-1 Bélgica.

PORTUGAL: João Benedito, Marcelinho, Marinho, Pedro Cary e Israel.
Jogaram ainda: Ricardinho, Pedro Costa, Gonçalo, Arnaldo (cap.), Jardel, Cardinal, Bebé, Fábio e Formiga.
Treinador: Orlando Duarte.
Golos: Israel (1’), Marinho (3’), Pedro Cary (5’), Arnaldo (36’), Jardel (37’) e Marcelinho (39’).
Disciplina: Nada a assinalar.

BÉLGICA: David Morant, Islyas El Haqual, André Oliveira, Karim Chaibai e Karim Bachar (cap.).
Jogaram ainda: Marco Ferrian, Jonathan Fosse, Julien Pauly.
Suplentes não utilizados: Mustapha Aabassi, Aziz Hitou, Yassine Achabar, Fabrizio Coppola, Jonathan Pagetta e Birger Maes.
Treinador: Benny Meurs.
Golos: André Oliveira (15’).
Disciplina: Nada a assinalar.
.
Fonte: fpf
.
Luis Barradas

Sem comentários: