quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

PORTUGAL EMPATA

A Selecção Nacional de Futsal empatou a duas bolas com a sua congénere da Bélgica, no segundo de dois jogos de carácter particular que as duas formações realizaram no Baixo Alentejo e que visaram a preparação da fase de apuramento para o Campeonato da Europa Hungria-2010. Depois dos 6-1 do Municipal de Beja, esta terça-feira, em Aljustrel, os comandados de Orlando Duarte não conseguiram repetir o triunfo.

Avisados da qualidade do conjunto luso – até pelo golo madrugador sofrido na última partida, apontado por Israel logo aos 25 segundos –, os belgas entraram muito concentrados no jogo desta noite, com evidentes preocupações defensivas. Esta postura “encolhida”, obrigou a nossa Selecção a trabalhar muito para procurar encontrar espaços de penetração.

Apesar de jogar rápido e experimentar constantes combinações ofensivas, a verdade é que a Equipa das Quinas sentiu dificuldades em furar a teia montada pelos belgas e começou a optar pelo remate de longe para tentar bater Jonathan Pagetta, um guardião que mostrou boas qualidades.

E foi precisamente num tiro de fora da área que Portugal se colocou em vantagem, através de Ricardinho (15'), num lance em que a bola ainda bateu no travessão belga. No entanto, a reacção dos homens de Benny Meurs não se fez esperar e, dois minutos depois, André Oliveira restabeleceu a igualdade, concluindo da melhor forma um contra-ataque rápido.

O jogo manteve-se vivo e interessante durante a etapa complementar. A nossa Selecção esteve sempre mais perto do golo, mas encontrou pela frente um guarda-redes em noite inspirada e uma formação belga que se foi galvanizando à medida que os minutos passavam.

O "vendaval" ofensivo luso acabou por ser premiado, aos 33 minutos, com Israel a recolocar a Equipa das Quinas na liderança, mas, tal como aconteceu na primeira parte, a Bélgica empatou logo de seguida, num grande golo, à meia-volta, de Karim Chaibai.

Cada vez mais recuada no terreno, os belgas abdicaram do ataque e foram premiados com um empate imerecido.

A Equipa das Quinas volta a jogar no próximo mês de Fevereiro (10 e 11), diante da Roménia, antes da participação no torneio de apuramento para o Campeonato da Europa Hungria-2010, que vai decorrer em Viana do Castelo, entre os dias 19 e 22 de Março. Portugal encontrará pela frente as representações da Polónia, do Azerbaijão e do vencedor do Grupo D da etapa preliminar de qualificação (Israel, Finlândia, Turquia e Montenegro).


Pedro Costa homenageado
O ala da nossa Selecção, Pedro Costa, foi homenageado pela Federação Portuguesa de Futebol por ter completado 75 jogos com a Camisola das Quinas, tendo recebido, da mão do Director da FPF, Vítor Peralta, uma placa comemorativa. A significativa marca foi atingida no passado dia 29 de Fevereiro de 2008, em Kusadasi (Turquia), num jogo de qualificação para o Mundial Brasil-2008, em que Portugal bateu a Eslováquia por 3-0.


Ficha do Jogo
Jogo de preparação para a fase final do Campeonato da Europa Hungria-2010.
Pavilhão Municipal de Desportos de Aljustrel.
Árbitros: Vítor Clemente e Agostinho Jorge (AF Setúbal).
Cronometrista: Sandra Lourenço (AF Setúbal).

PORTUGAL 2-2 BÉLGICA (1-1, ao intervalo)

PORTUGAL: João Benedito, Marcelinho, Marinho, Pedro Cary e Israel.
Jogaram ainda: Gonçalo, Ricardinho, Pedro Costa, Arnaldo (cap.), Jardel, Fábio, Bebé, Formiga e Cardinal.
Treinador: Orlando Duarte.
Golos: Ricardinho (15’) e Israel (33').
Disciplina: Cartão amarelo exibido a Jardel (34').

BÉLGICA: Jonathan Pagetta, Islyas El Haqual, Karim Chaibai, Karim Bachar (cap.) e Fabrizio Coppola.
Jogaram ainda: Jonathan Fosse, Marco Ferrian, Yassine Achabar, Aziz Hitou, André Oliveira,
Suplentes não utilizados: David Morant, Mustapha Aabassi, Julien Pauly e Birger Maes.
Treinador: Benny Meurs.
Golos: André Oliveira (17’) e Karim Chaibai (33').
Disciplina: Cartão amarelo exibido a Jonathan Fosse (26').

.
Fonte (texto): fpf


Luis Barradas

Sem comentários: