Portugal estreou-se no Campeonato do Mundo da FIFA na edição da Guatemala-2000 e tirou a sorte grande. Os portugueses garantiram a sua passagem na fase de classificação graças a um empate com a Itália, mas, uma vez no país da América Central, tudo aconteceu como eles gostariam. Só perderam duas das oito partidas disputadas (exactamente contra os finalistas: Espanha e Brasil). Assim, Portugal conquistou a medalha de bronze na sua primeira competição mundial. Quatro anos depois, a equipa Portuguesa não conseguiu chegar às meias - finais, ao terminar em terceiro lugar num duríssimo grupo na segunda fase, onde também competiam Espanha e Itália.
Depois de um merecido quatro lugar no último Europeu, quando jogou em casa e perdeu o bronze para a Rússia. A selecção lusa completou uma brilhante classificação para o Mundial terminando invicta no seu grupo (4-0 diante da Letónia, 3-0 contra a Eslováquia e 3-2 contra a Turquia), antes de superar a Eslovénia com um total de 9-1 na eliminatória final em jogos de ida e volta.
Quase 20 anos depois de sua primeira partida (em Fevereiro de 1987 em La Corunha, Espanha), Portugal vê com optimismo o próximo torneio mundial: "Estamos mais maduros e temos mais experiência. Hoje somos uma equipa com qualidade de jogo. Tudo isso é fruto de nossa qualidade, de nosso empenho e de nossa dedicação ao longo de vários anos - temos mantido uma regularidade. O nosso objectivo no Campeonato do Mundo é terminar nas primeiras posições e melhorar a nossa actuação no Europeu," disse Orlando Duarte, técnico de Portugal.
Estrelas do passado
Majo, Andre, Miguel Mota, Nana, André Lima.
Os grandes nomes
João Benedito, Joel Queirós, Israel, Pedro Costa, Ricardinho.
(Fonte: fifa.com)
Luis Barradas
Sem comentários:
Enviar um comentário