quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

SELECÇÃO VENCEU


A Selecção Nacional de Futsal manteve-se cem por cento vitoriosa em jogos com a Roménia, depois de ter vencido (4-1), esta terça-feira, o primeiro de dois jogos particulares que irá realizar com a formação do Leste europeu, em partidas inseridas no plano de preparação da Equipa das Quinas para a fase de apuramento para o Europeu de 2010.

No Pavilhão Acácio Rosa, no Restelo, o encontro entre lusos e romenos – o quarto do historial das duas selecções – ficou ainda marcado pela centésima internacionalização de Gonçalo Alves.


Ciente do valor do adversário, o conjunto orientado por Orlando Duarte entrou disposto a não facilitar. E tanto assim foi que, à passagem do primeiro minuto, Arnaldo concluiu da melhor forma uma triangulação perfeita que teve também como vértices Jardel e Pedro Costa.

O tento madrugador galvanizou a nossa Selecção, que partiu para uns primeiros dez minutos de bom nível, durante os quais poderia ter dilatado a vantagem, até porque Cardinal e Leitão acertaram nos postes da baliza à guarda de Catalin Rinza.

Recuperada do susto inicial, a Roménia começou a chegar com mais perigo à área lusa e desperdiçou, aos 12 minutos, a sua melhor ocasião do primeiro tempo, com Gabriel Molomfalean a surgir na cara de João Benedito – na sequência de um canto estudado –, sem contudo ter arte para desfeitear o guardião português.

E foi já na recta final do primeiro período que Portugal se distanciou no marcador. Pedro Costa e Jardel, ambos ao minuto 18, e na sequência de lances de combinação, levaram a nossa Selecção para os balneários com uma vantagem mais confortável e mais consentânea com a superioridade evidenciada.

A etapa complementar voltou a mostrar um conjunto lusitano mais forte, mesmo que Robert Lupu ainda tenha diminuído a desvantagem romena, aos 22 minutos. A pronta resposta lusitana, saída dos pés de Marinho, acabou por arrefecer qualquer tentativa da Roménia de recuperação.

Benedito e Israel homenageados

Os atletas da nossa Selecção, João Benedito e Israel, foram homenageados antes do início da partida entre Portugal e a Roménia. O motivo da distinção foi a entrega das placas comemorativas da 100ª (Benedito) e 75ª (Israel) internacionalização, por parte do Director da Federação Portuguesa de Futebol, Vítor Peralta.

O guarda-redes luso atingiu esta impressionante marca no jogo particular Portugal - Bélgica do passado dia 12 de Janeiro, em Beja, enquanto o ala atingiu os 75 jogos com a Camisola das Quinas a 16 de Novembro de 2008, igualmente numa partida de carácter particular, frente à Geórgia, em Almada.

Quinta dos Lombos recebe Selecção

O segundo encontro entre lusos e romenos terá lugar já esta quarta-feira, pelas 18h30 no Pavilhão Municipal da Quinta dos Lombos, em Carcavelos.
.

Ficha do Jogo
Jogo de preparação para a fase final do Campeonato da Europa Hungria-2010.
Pavilhão Acácio Rosa, no Restelo (Lisboa).
Árbitros: Francisco Parrinha e Luís Ribeiro (AF Lisboa).
Cronometrista: Adriano Soares (AF Lisboa).

Ao intervalo: Portugal 3-0 Roménia.
Resultado final: Portugal 4-1 Roménia.

PORTUGAL:
João Benedito, Marcelinho, Pedro Costa, Arnaldo (cap.) e Jardel.
Jogaram ainda:
Cardinal, Israel, Gonçalo Alves, Leitão, Miguel Almeida, Joel Queirós, Pedro Cary, Marinho e Vítor Hugo.
Treinador: Orlando Duarte.
Golos: Arnaldo (1’), Pedro Costa (18’), Jardel (18’) e Marinho (24’).
Disciplina: Nada a assinalar.

ROMÉNIA:
Catalin Rizan, Cristian Matei, Gabriel Molomfalean (cap.), Robert Lupu e Cosmin Gherman.
Jogaram ainda:
Zoltan Mihaly, Razvan Radu, Alpar Csoma, Dumitru Stoica, Emil Raducu, Laszlo Klein e Laszlo Szocks.
Treinador: Zoltan Jakab.
Golos: Robert Lupu (22’).
Disciplina: Nada a assinalar.
.
Fonte / Texto: fpf
.
Luis Barradas

Sem comentários: